segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Teatro de Maquinaria - “Crepúsculo aos Pés da Pedra”


“Masturbação, Café e Teologia” apresenta a proposta de uma jovem companhia de teatro, formada por artistas de múltiplas vivencias profissionais. O Teatro de Maquinaria em sua práxis cultural procura viabilizar recursos para a construção de espetáculos teatrais e para a realização de temporadas, de apresentações a preços populares.
A montagem “Crepúsculo aos Pés da Pedra”, estabelece um ousado diálogo entre as artes cênicas e audiovisuais, partindo intimamente dos temas, elementos e procedimentos da sétima arte para a construção de sua linguagem, de sua estética teatral. A idéia do coletivo é apropriar-se artesanalmente das maquinarias disponíveis na linguagem audiovisual, discutindo o poder da técnica enquanto ferramenta de enquadramento do olhar do espectador.
Num longo período de pesquisas, foi traçada e acoplada ao projeto uma apropriação-atualização de “Sunset Boulevard – Crepúsculo dos Deuses”, clássico do gênero cinematográfico da década de 50. Integra-se de igual modo, a concepção “noir” para a direção de arte, uma direção de fotográfica e procedimentos técnicos como: enquadramento, plano e sequência para a experiência dessa criação. 
Para a cenografia trabalha-se com uma iluminação cênica e utiliza-se plataformas, travelings e gruas para a condução dessa criativa narrativa. Em termos de forma e linguagem, essa experimentação articula o estilo melodramático e a exímia execução das maquinarias cinematográficas, corporificadas nos atores e nas atrizes, contando ainda com uma poética musical, que sofre influências do videoclipe em sua trilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário