quarta-feira, 6 de julho de 2011

Projeto Marvin [AGDL]

Masturbação, Café e Teologia” apresenta o Projeto Marvin que há mais dez anos vem buscando alternativas para modificar a realidade local, na qual estão inseridos. Reúnem crianças, adolescentes e jovens de 9 a 23 anos de idade no município carioca de Belford Roxo. São oriundos do bairro Itapoã, da Paróquia São Simão e possuem uma rede de voluntários que inclui pessoas de outras paróquias, denominações e religiões.
Em sua gênese como projeto social, dois momentos foram fundamentais para a sua constituição. O primeiro momento se deu através de reuniões ligadas a Pastoral da Juventude (PJ), e em específico na Semana Jovem. O outro momento se deu através de “um grito que nasceu da realidade”, da angustia diante da morte de um adolescente que foi “levado pelo tráfico”. Dessa perda surgiu uma pergunta angustiante e evangelizadora: o que fazer?  
Depois desses dois momentos o grupo começou a se reunir periodicamente, com a meta de articular espiritualidade e cultura, fé e política com o potencial desses jovens.
No ano de 2009 o projeto passa por mudanças radicais em sua estrutura. Deixam de ser um projeto restrito à comunidade local, passando a integrar 21 comunidades ligadas à paróquia São Simão.
Membros do Projeto Marvin, em entrevista falam um pouco de sua vida para o nosso blog. Aqui vai a primeira parte dessa apresentação. Confira:

Nasceu em 1967, em Itapoã, no Estado do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense, no município de Belford Roxo; Solteira; Conselheira Tutelar; Licenciada em Arte Visual pela Unigranrio; Participa e dirige o Projeto Marvin; Desenvolve um trabalho Eclesial na Pastoral da Criança, é catequista e coordenadora da Comunidade Imaculada Conceição, que é coligada a Paróquia de São Simão e a Diocese de Nova Iguaçu. Ocupação atual: até o mês passado trabalhou dando aula, onde era contratada. Hoje reinicia sua vida profissional como Conselheira Tutelar que terá o tempo de duração de três anos.
Nasceu em 1968, em São Cristóvão, Rio de Janeiro, se mudou por opção dos pais; É casado com Ana Paula; É pai de Maria Eduarda que tem 3 anos de idade e de Naiara, que tem 20 anos de idade; Há 35 anos mora na mesma rua em Belford Roxo; Tem o 2º grau completo em contabilidade; Participa da Comunidade Nossa Senhora da Glória, que pertence a Paróquia São Simão; Já militou em Movimentos Sociais, ligados à Associações de Moradores. No momento está tentando com um grupo, reafirmar um Centro Social, no qual se encontra inserido. Atualmente foi convidado para participar de uma ONG, que está sendo montada no município do Rio de Janeiro.
Tem um sonho, que o mesmo descreve como um “sonho de pessoa comum” - o de melhorar a auto-estima de vida dos moradores de seu bairro. Considera fundamental a melhora da auto-estima para que haja mudanças nas realidades de sua localidade. Sonha também em resgatar o povo, para uma ação social mais consciente, mais concreta. Trazendo-os aos projetos sociais, que há algumas décadas era de grande importância, era valorizado por um número maior de moradores. Ocupação atual: funcionário público.
Nasceu em 1997, em Itaboraí, Rio de Janeiro, se mudou para a Baixada por opção dos pais, não tem na memória a causa da mudança; É estudante da rede pública, está na 8ª série; Gosta de se apresentar nos Movimentos Culturais da igreja, dança no Projeto Marvin; Foi catequizada aos oito anos de idade e desde então tem se envolvido com as causas eclesias; Participa da Catequese, da Liturgia – faz à leitura da Sagrada Escritura, é responsável em puxar o terço, de abrir a igreja para receber as senhoras, para rezar o terço; Nos Movimentos Sociais da igreja participa das visitas aos familiares, aos enfermos da comunidade, por exemplo: ela já ajudou na faxina, já ajudou na troca de curativos, no banho de pessoas idosas, faz pesagem no mutirão contra a desnutrição e a fome infantil, é membro ativa do projeto; Ocupação atual: estuda e participa da vida da igreja.
Nasceu em 1991, em Belford Roxo; Solteiro; Faz parte do Projeto Marvin há nove anos, conheceu o projeto através das apresentações culturais; Gosta de jogar bola; É um “cara de muitas criatividades”; Faz trabalhos voluntários, participa dos Movimentos Sociais da igreja: participou do mutirão, da Pastoral da Criança; Valoriza a inserção no grupo, ao invés de estar “fazendo alguma parada errada” ou “qualquer coisa lá fora”; No Projeto Marvin faz apresentações de dança: Hip- Hop; Sua família é de matriz religiosa evangélica; Congregava na Assembléia de Deus; Sonha em dar continuidade à carreira militar; Ocupação atual: Estudante - 3º ano do ensino médio.
Nasceu em 1997, em Belford Roxo; Solteira; Gosta de sair aos finais de semana, gosta de música; Dança no Projeto Marvin; Participa dos Movimentos Sociais ligados ao Projeto Marvin, por exemplo: o mutirão, participava de ações sociais ligadas a Igreja Assembléia de Deus; Sonha em ser atriz, em ser pediatra; Ocupação atual: cursa a 8ª série, faz curso de informática na FAETEC.
Nasceu em 1997, em Itaboraí, Rio de Janeiro, se mudou para a Baixada por opção dos pais, não tem na memória a causa da mudança; É estudante da rede pública, está na 8ª série; Gosta de conhecer coisas novas, gosta de “olhar o lado dos outros”; Gosta de se apresentar nos Movimentos Culturais da igreja, dança no Projeto Marvin; Foi catequizada aos oito anos de idade e desde então tem se envolvido com causas eclesias, sociais; Participa da Catequese, da missa, da celebração, da Liturgia – faz à leitura da Sagrada Escritura, é responsável em puxar o terço, de abrir a igreja para receber as senhoras, para rezar o terço; Nos Movimentos Sociais da igreja participa das visitas aos familiares, aos enfermos da comunidade, por exemplo: ela já ajudou na faxina, quando foi ao asilo ajudou na troca de curativos, no banho de pessoas idosas, faz pesagem no mutirão contra a desnutrição e a fome infantil, é membro ativa do projeto; Sonha em ser marinheira; Ocupação atual: estuda e participa da vida da igreja.
Nasceu em 1994, em Belford Roxo; Está desempregada; Estudou até o 1º ano do 2º grau; Solteira; Participa do Projeto Marvin e das ações sociais ligadas ao mesmo; No Projeto ela gosta de dançar, já fez apresentações de dança e teatral, inclusive em escolas públicas do bairro; Vai esporadicamente à igreja; Ocupação atual: concentra a maior parte, ou todo o seu tempo na criação de seu filho João.
Nasceu em 1977, em Belford Roxo; Solteiro; Tem um filho; Participa e dirige o Projeto Marvin, já participou do Movimento Eclesial Fé e Política, da Pastoral Social; Tem como utopia a busca do bem comum salvaguardando todas as criaturas; Valoriza a dimensão social, religiosa, política, comunitária, afirma que é possível integrar no indivíduo e na comunidade essas dimensões do ser humano; Se identifica com uma frase de Bertolt Brecht, do livro “Animal Político”: “O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio, que são decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que de sua ignorância política nasce à prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”; Ocupação atual: Professor de História e Filosofia, leciona para alunos do ensino fundamental e médio, leciona em um pré-vestibular comunitário na Baixada Fluminense, faz atualmente licenciatura em Filosofia na UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário