quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Jesus, o Gonçalense


“Masturbação, Café e Teologia” aproveitando a curta temporada de apresentações do espetáculo “Jesus, o gonçalense” (19 a 23 de dezembro), apresenta um dos textos mais criativos que um grande amigo meu de datas publicou inicialmente em seu blog pessoal. Esse texto que será teatralizado pode ser ampliado e compreendido nos âmbitos: antropológico (ético, integrador), teológico (unindo o saber acadêmico, com o saber pastoral), político (por se comprometer com o outro, com o outro oprimido) etc.
O texto é significativo por eu conhecer a busca e o amadurecimento de Robson Freire como “artista-cidadão”, como irmão de copo, de fé e de caminhada. Na realidade ele tece uma belíssima síntese da vida de “Jesus, o gonçalense” com a sua realidade de vida, aproximando-nos desse Mistério, revelando ao grande público a Utopia do Reino de Deus situada numa cidade do Estado do Rio de Janeiro chamada São Gonçalo.
Esse artista-cidadão em sua inquietação artística tem se debruçado, tem pesquisado e buscado uma estética integradora, que contempla e promove a libertação das muitas facetas humana.
Robson Freire:
Tenho pesquisado uma multiplicidade de coisas distintas com o objetivo de criar uma linguagem e uma poética-estética teatral que traduza a imagem de um Deus que transcende a religião e os dogmas, isto é, a imagem de um Deus Amor. Sem fórmulas, sem preconceitos, sem acusações, condenações e sem juízos de valor. Proponho refletir sobre um novo homem com suas ambiguidades e beleza. Na verdade é uma busca de romper com um teatro que produz morte, como o próprio teatrólogo Augusto Boal compreendeu o teatro cristão: ‘teatro da morte’. O ser humano é mais complexo e rico do que se mostra nas peças que se tem feito, no cenário cristão e não cristão”.
Ele explicita que há uma certa má vontade, um certo pessimismo de muitos autores e diretores de teatro (cristão ou não) ao apresentar o ser humano, muitas vezes o reduzindo ao vício, a promiscuidade, a loucura, a gula etc.
O teatro que esse jovem artista busca é um teatro que se compromete com a libertação do ser humano não apenas na dimensão religiosa, mas também política, cultural, sexual, psicológica etc. Tais dimensões integradas são por ele compreendidas como espirituais. Esse seria o ponto central de sua pesquisa onde ele observa que há em muitos artistas uma certa indiferença no que diz respeito a integração de tais dimensões descritas.
Nessa busca por um teatro libertador, integrador ele visualiza uma luz, uma esperança com o intuito de melhor compreender os dualismos humanos e a possibilidade de transcendê-los, no fato de cada indivíduo e, ou, comunidade se fazer protagonista de sua própria história, tomando para si a responsabilidade de ser humano, de ser artista, artista-cidadão.
Segue o texto:
Jesus, o gonçalense

O Governador Cabra Serginiano decretou no seu governo o recenseamento de todas as famílias do Estado. Todos tinham que ir ao centro da cidade. E de manhã bem cedo, Maria e José saem de São Gonçalo e vão para o recenseamento. Ao chegarem, encontram muito tumulto, pessoas de todo o Estado estavam ali. Passaram o dia todo na fila até conseguirem se recadastrar.
Maria, com uma barriga enorme de 9 meses, caminhava bem devagar. Vendo José que não teria como voltar pra casa por causa da greve dos ônibus que se instalou na cidade e que Maria podia dar à luz a qualquer momento, decidiu procurar um hotelzinho onde pudessem passar a noite. Foram de hotel em hotel, e a resposta era sempre a mesma: NÃO HÁ VAGAS!
Avistaram um hotelzinho e foram lá tentar a sorte. Uma recepcionista foi logo falando de forma abrupta: estamos lotados!
- José: senhora, minha esposa está grávida...
- Recepcionista (interrompendo): se ela está grávida, então o que precisa é de um hospital, e não um hotel (mais grossa ainda). Lamento, não há vagas!
- José: obrigado, senhora!
E seguiram a caminhada. Maria começou a sentir dores e José a levou ao hospital mais próximo. Deparou-se com uma fila gigantesca, e um dos seguranças gritou: NÃO HÁ MÉDICOS!
Maria (com lágrimas nos olhos): e agora José?!
José a acaricia no rosto e diz: vai dar tudo certo, nega. Caminharam em busca de outro hospital; começou a chover muito forte e Maria não aguentava mais andar. Buscaram então abrigo embaixo de um viaduto. José recolheu papelões e improvisou uma cama. Mendigos que dormiam ali acordaram com os gritos de Maria e os ajudaram como puderam. E foi assim, desse jeitinho, que nasceu o personagem principal e real de nossa história: "Jesus, o gonçalense".
Ele foi crescendo em tamanho e sabedoria até alcançar a maioridade, e percebendo sempre a condição em que se encontrava seu povo, de profunda exploração e miséria.
Um dia Jesus, o gonçalense vê sua mãe lavar roupas conversando com as vizinhas e descobre que seu primo João, mais conhecido como "o hippie", estava na praia da Luz com um grupo que vivia em comunidade. Conversando com ele, o achou duro demais e bastante severo. Jesus tinha no mais íntimo a imagem de um Deus que fosse amoroso, mais preocupado com o homem do que com o ascetismo de uma religião.
Com o passar do tempo, Jesus vai percebendo cada vez mais o sentido de sua existência; cresce na sua relação com Deus e se envolve profundamente com as causas de seu povo. Ele ouve falar que seu primo João discursa todos os dias na praia da Luz e vai até lá, onde é batizado e inicia sua vida pública.
Diz João, o hippie: "este é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!".
Nesse dia, Jesus, o gonçalense ganha dois seguidores, que testemunharam seu batismo. Ele apelidou os dois irmãos de “filhos do trovão”. Assim tem início as caminhadas de cidade em cidade, de casa em casa, fazendo companheiros e admiradores.
Disse o inquisidor do Estado: “esse tal de Jesus, o gonçalense é por demais ousado. Ao invés de dar leis pras pessoas viverem, como elas mesmas esperavam, ele lhes dá a liberdade. Dá o que há de mais perigoso”.
Jesus, o gonçalense subverteu a ordem vigente. “Como pode alguém que nasceu em São Gonçalo ser Rei ou Presidente? Um simples catador de papelão!”, zombavam.
“Sai alguma coisa boa de São Gonçalo?”, gritavam os religiosos.
Jesus, ouvindo o que os religiosos e políticos corruptos falavam, levantou-se no meio da “praça da Marisa” e discursou para os camelôs e as pessoas que passavam por ali: "no meu Reino, as prostitutas, os homossexuais, os pobres, as crianças, os velhos e todos os menosprezados e marginalizados são os primeiros, e o maior é aquele que serve!".
Ele falava de um tempo novo, que nasce no agora, onde o outro é o outro e os homens e mulheres vivem de forma integral a sua humanidade. E dizia: "esse tempo se constrói no dia a dia, na expressão de sua liberdade".
Ele anunciava uma nova forma de sociedade, em que a solidariedade e a busca pela justiça resultam na erradicação da miséria, da fome, e de todo tipo de preconceito. Ninguém mais vive apenas para si, mas para e com o outro, sem anular a sua própria identidade. Cada um desempenha papel insubstituível na construção dessa comunidade planetária, em que a beleza e a alegria são coletivas, e os recursos estão à disposição de todos. Nesse Reino, a Lei que governa é o Amor.
Esse Jesus, o gonçalense era um rebelde, político e alguns até o chamavam de comunista e beberrão. Denunciou os políticos corruptos e os caciques da má vontade, que com tantas regras e leis que inventam, acabam afastando o povo de Deus. E anunciou que quem quiser ver Deus é só olhar pro outro e que esse era o caminho pra se chegar a Deus.
Anunciou que Deus não estava ali pra apontar pecados e fazer acusações, mas estava muito mais preocupado com o ser humano, olhando mais para o bem que o homem faz do que para o mal. Mas em momento algum Jesus tapou o sol com a peneira. Ele falou ao coração do povo e o povo falou ao seu coração.
Anunciou bem alto pra quem quis ouvir que ele era “Deus de Deus”, um Deus tão apaixonado pelo homem que se fez homem. Mergulhou no mais profundo do ser humano. Mergulhou numa cultura, num tempo, numa história. Ele tinha cor, raça e religião. Ele chorou, suou, comeu, bebeu, dançou, se entristeceu, sorriu, pensou, brincou. Ele foi homem.
E como consequência de seu engajamento político e da forma com que ousava falar de Deus, foi preso e torturado até a morte, morte de cruz. Mas ao terceiro dia, ressuscitou.
É muito importante a sua ressurreição, porque ele morrendo, morria junto a utopia que ele anunciou, mas ele ressurge dos mortos dando vida e esperança a todos nós. Assim, a esperança não morre, mas ela tem o poder de ressuscitar sonhos mortos.
Olhar para a cruz é olhar para a Utopia anunciada por Jesus, o gonçalense. Olhar para a cruz tem sentido para aqueles que ouviram suas palavras de um dia melhor, mas esse dia começa no agora, na forma de se relacionar com o outro, com Deus, com a natureza e consigo mesmo, fazendo de cada um o protagonista de sua história.
Todo aquele que acredita em mudanças e em um outro mundo possível se faz participante desta Utopia. E ainda que "U-topia" signifique um “lugar sem lugar”, que sejamos nós este lugar; sejamos moradas de sonhos.
Eu creio na ressurreição dos mortos!

Robson Freire e Aline Bentes.

2 comentários: