domingo, 7 de agosto de 2011

Frances Bean Cobain

Masturbação, Café e Teologia” apresenta Frances Bean Cobain. A filha de uns dos maiores responsáveis por “perverter” a cena pop da década de 90, “desbancando” das paradas musicais o Rei do Pop Michael Jackson. A “pequena grunge” cresceu e nesse ensaio fotográfico mostra o seu corpo estampado de poesia, feminilidade e atitude, digna de uma verdadeira “rock star”.
O fotógrafo francês Hedi Slimane une ao ensaio temáticas religiosas e lúdicas, numa perspectiva musical. O material utilizado foi extraído de um acervo pessoal de Kurt Cobain.
No que diz respeito ao universo lúdico destaco que durante a infância de Kurt Cobain, ele sempre sonhou em ter um brinquedo chamado Chim Chim, um macaco musical. Tardiamente já adulto Kurt teve grana para comprá-lo. O popular Chim Chim tornou-se seu “companheiro favorito”. Kurt chegou a usá-lo como acessório. Também utilizou um desses brinquedos no videoclipe "sliver".
Em relação ao universo religioso destaco a imagem de Santa Cecília. Ela foi martirizada provavelmente entre 176 e 180, sob o império de Marco Aurélio. Foi filha de uma nobre família romana dos Metelos, foi filha de um senador romano. Foi dada em “casamento”, contra a sua vontade, a um jovem chamado Valeriano. Foi mortalmente ferida por testemunhar seus ideais de vida.
Desde o século XV, Santa Cecília é considerada a padroeira da música, por louvar a Deus até a hora de sua morte. Em uma oração cunhada a sua pessoa, podemos ver que por ela ouvir os anjos cantarem hinos de louvor a Deus, inspirou o povo e os músicos a abrirem seus corações para a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário